NRF 2023: novas estratégias devem movimentar o varejo

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A NRF 2023, o maior evento do varejo mundial, reuniu cerca de 40 mil pessoas, de mais de 70 países, entre os dias 15 e 17 de janeiro em Nova York. A feira antecipou movimentos importantes para o comércio e abordou temas, como ESG, loja física no centro das estratégias, equipe de vendas como embaixadores da marca e cultura digital decentralizada.

Confira os nossos destaques sobre a NRF 2023 no post de hoje!

Após os dois anos de incertezas causadas pela pandemia, especialistas acreditam que o varejo passa por uma época de reorganização de suas atividades.

Além de discutir sobre como integrar digital e mundo físico e usar o Metaverso para criar novas formas dinâmicas de interação entre as pessoas, há uma preocupação de todos com o operacional e fazer o básico bem-feito.

Loja física é estratégica

O consumidor sentiu falta da experiência de comprar em loja. Por isso, foi sinalizado que as lojas físicas ganharam importância para oferecer experiência de consumo com conexão com as pessoas.

Vendedores são embaixadores da marca

Isso significa que desenvolver as equipes de vendas é fundamental para gerar a experiência de compra que os consumidores estão buscando.

John Furner, presidente do conselho da NRF e CEO da Walmart nos Estados Unidos, chegou a dizer que o varejo é impulsionado por gente e é preciso continuar servindo bem.

Mesmo em um mundo conectado e digitalizado, as empresas estão pensando em como usar a tecnologia combinando com pontos de contato físico. Aspectos humanos devem ser considerados para o sucesso dos negócios.

ESG para valer

Temas sociais e ambientais já apareceram em outras edições da NRF, mas nada se compara com o destaque deste ano. As empresas levaram resultados e apresentaram como ESG precisa acontecer na prática.

O consumir está valorizando marcas que o ajudam a ser mais sustentáveis.

 

Veja 10 razões para as indústrias de bens de consumo se comprometerem com ESG e 3 passos para começar

 

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Estruturar dados e comunidade digital

As redes sociais aproximaram o consumidor das marcas. As empresas devem estruturar muito bem a coleta e a interpretação dos dados.

A consultoria global WGSN, autoridade em previsão de tendências, apontou como uma das tendências para até 2025 a descentralização da mídia digital. O movimento é investir em micro e pequenos influenciadores para atingir públicos menores, mas mais fiéis. 

De acordo com o relatório, a cultura digital está evoluindo “do macro para o micro”. Nos próximos dois anos, a Geração Z impulsionará uma mudança da cultura de massa para a microcultura. Gerará um aumento de criadores, comunidades e plataformas baseadas em interesses que incentivam a internet a se tornar menor.

Gerar pertencimento e unir propósitos podem, portanto, desertar mais conexão com o consumidor

Migração moderna

Segundo a consultoria, entre 2020 e 2025, será considerado um período histórico em relação à migração moderna. As pessoas estão saindo de suas cidades e países por força ou escolha.

Economia circular

Muitas marcas lançaram iniciativas de sustentabilidade e materiais reciclados. Em 2023, deve haver um novo impulso para iniciativas ligadas à preservação do meio ambiente em todo o varejo.

Inteligência artificial

Uma das apostas é a aplicação de Inteligência Artificial em processos logísticos para garantir o suprimento e o abastecimento dos produtos com menor estoque.

Outra tendência são projeções holográficas para a demonstração de produtos ou serviços.

E agora?

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Sabemos que o contexto é incerto. Justamente por isso, é essencial observar as tendências do varejo.

Esperamos ter contribuído com essa compilação de informações valiosas sobre a NRF 2023.

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