O Omnichannel está ganhando cada vez mais espaço no varejo brasileiro. O termo pode ser entendido como “unificação de canais” e propõe a integração dos meios de comunicação para que o consumidor tenha a mesma experiência na loja física e no ambiente on-line.
“As compras on-line aumentaram muito nos últimos anos. Em algumas empresas, é o principal canal de vendas. Com essa realidade, passou a ser necessário unir todos os canais e traçar estratégias para melhorar a experiência do cliente e potencializar as vendas”, explica Dandara Silva, consultora de recrutamento e seleção da Interhunter.
Essa é uma novidade que impõe uma nova dinâmica de relacionamento com consumidores e que exige das empresas uma forma diferente de fazer estoque e SAC, por exemplo. Também influencia em como a própria equipe comercial cultivará relacionamentos e realizará as suas vendas.
Equipe comercial com conhecimento em Omnichannel
Segundo Dandara, pensar em Omnichannel é, portanto, pensar em cuidar da experiência positiva do cliente. “Seja no B2B ou B2C, são estratégias de vendas direcionadas para melhorar experiências em todos os canais de atuação. Aí vem o desafio: o mercado precisa de profissionais atentos ao Omnichannel”, ressalta.
Dandara conduziu um processo seletivo recentemente e uma das exigências é que o profissional precisava saber lidar com essa integração. “Vejo que é um diferencial, hoje, um candidato da área comercial, marketing e trade marketing entender do assunto”.
Se você atua em uma dessas áreas, veja 7 tópicos que precisa saber sobre o assunto:
- Com Omnichannel, o cliente se sente parte de uma experiência que faz parte de um todo;
- As áreas das empresas deverão ser integradas. O cliente pode comprar na loja virtual e trocar em qualquer loja física, por exemplo. Para isso, o processo logístico deverá ser transformado.
- O atendimento ao cliente também é modificado e passa a ter condições de resolver todos os problemas dos consumidores independentemente de onde eles vieram;
- Os canais de telefone, chat, redes sociais e outros estão integrados em uma plataforma única;
- O marketing tem um papel essencial para propor estratégias para que o cliente transite entre lojas físicas e virtuais, tendo acesso às mesmas informações e preços;
- Já as áreas administrativa e financeira devem conduzir todas as movimentações entre as lojas;
- O cliente Omnichannel quer facilidade, conveniência, agilidade e eficiência (e tudo ao mesmo tempo agora). Repensar o negócio com este olhar é urgente;
Busque se capacitar nessa área e suas chances serão maiores em busca de novas oportunidades de trabalho.